sábado, 3 de novembro de 2012

Dicas para o ENEM

Por Samara Costa
Pra muita gente, hoje foi um dos dias mais aguardados do ano. E amanhã também será. Chegou o dia do tão temido ENEM (exame nacional do ensino médio). Hoje (dia 3 de novembro) aconteceu a primeira prova, 90 questões de ciências humanas e da natureza. E amanhã (dia 4 de novembro) acontecerá o segundo dia de prova com as 90 questões de linguagens e códigos, matemática além da redação. Que tal seguir algumas dicas pra se dar bem na prova de amanhã?

A professora Patrícia Lemos nos ajudou:
- Recomenda-se que o candidato inicie o exame pela área que tem mais afinidade, pois é mais sensato gastar tempo com as questões que a probabilidade de acerto é maior. Além disso, sugere-se que não insista com algumas questões, ou seja, caso tente resolver pela segunda vez e não consiga chegar numa alternativa, assinale uma das opções e passe para uma nova questão. Em outras palavras, não perca tempo.

- Gráficos, no geral, já trazem a resposta da questão. 
Muitas das questões que incluem gráficos são tidas como assustadoras, à primeira vista. Na verdade, essas questões apresentam, quase sempre, a resposta a uma questão, ainda que pareçam existir possíveis contas a ser feitas, por exemplo.

- Não é politicamente correto? Tá errado!
Aqui vai um exemplo clássico: já rolou, no ENEM, uma questão a respeito dos danos causados pelos anabolizantes e, obviamente, a alternativa correta discriminava o uso dessas substâncias. Ok, tem muita gente por aí que malha, faz uso de anabolizantes e discorda dessa informação em algum grau, mas não precisa deixar essa opinião clara bem na hora da prova, certo? A probabilidade de a resposta correta vetar as famosas “bombas” é muito, mas muito grande.

- "Nunca", "sempre"e seus variantes, no geral, estão nas questões incorretas.
As questões do ENEM dificilmente afirmam ou negam algo com certeza absoluta, então, fique esperto! É fácil detectar uma alternativa errada: palavras como “sempre ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente”, tendem a ser falsas. Já se você apostar em alternativas que levam palavras como “alguns” ou “geralmente”, tem muito mais chances de acertar respostas de uma questão.

E ai? Gostaram das dicas? Boa sorte pra quem for fazer a prova amanhã e espero que hoje vocês tenham se saído bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sofá de Onça Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos