quinta-feira, 30 de maio de 2013

Merchandising

Por Samara Costa

Uma das maiores estratégias de marketing, tem a ver com a utilização de merchandising. Mas afinal, o que seria isto?

A palavra merchandising deriva-se de merchandise que significa "operação com mercadorias". No começo, o "merchan" tratava-se apenas de ações ou promoções nos pontos de vendas para dar maior visibilidade ao produto. Um exemplo atual disto, é esse da coca-cola, em que a forma de distribuição do produto chama bastante atenção.


Atualmente, estas estratégias vão além dos pontos de vendas. Existe o merchandising editorial, que é quando o merchan está introduzindo em um contexto sendo em novelas, filmes, seriados, entre outros. O primeiro caso de merchandising editorial no Brasil, foi em 1969 na novela Beto Rockfeller, na TV Tupi. Um personagem, depois de beber muito, acordava com ressaca e tomava um antiácido efervescente. 

O Merchan é uma ótima forma das novelas arrecadarem mais dinheiro. Um bom exemplo disto, foi a novela "Avenida Brasil". Para se ter ideia, a novela totalizou 154 ações de merchandising.

No seriado "Toma lá da cá", eles trataram deste assunto com bastante humor. No vídeo abaixo, podemos ver claramente como o merchan é inserido em determinados contextos.


Então, sabe quando na novela, um personagem resolve ir ao banco tirar dinheiro? Ou quando uma mulher resolve passar hidratante? Até mesmo quando alguém elogia determinado produto? Nestas ações, se aparecerem os nomes das marcas, pode ter certeza que tratam-se de merchandising.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sofá de Onça Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos