quarta-feira, 3 de abril de 2013

Um vírus chamado viral

Por Samara Costa
Vocês já ouviram falar em viral? É sobre isto que vou falar hoje. Mesmo sem ter ouvido a palavra, com certeza vocês conhecem alguns. Quer ver?

Lembram da "Luiza no Canadá"? E do "Nissim Ourfali"? E do mais conhecido de todos "Gangnam style"? Então, estes são os chamados virais. São basicamente vídeos que caem na internet e se espalham pelas redes sociais, sim, como um vírus (dai o nome viral). A repercussão se dá através do "boca a boca", ou seja, uma pessoa vê o vídeo e vai mostrar a algum amigo, comentar em alguma rede social, até que várias pessoas também estão comentando.
(vídeo gangnam style) 
A publicidade utiliza-se muito de virais. Um grande exemplo disso, é o cantor PSY do hit "Gangnam style". O vídeo que está quase com 1 bilhão e meio de visualizações, foi considerado o mais visto da história do site. A partir disso, a marca Gillette criou uma parceria com o cantor e gravaram vários comerciais. Nas campanhas, trocaram o "OPPA Gangnam style" por "Quero ver raspar", porém, estas propagandas foram tiradas do ar. O motivo não tem nada a ver com o cantor PSY, na verdade consumidores reclamaram de "preconceito contra os peludos". Polêmicas à parte, a publicidade envolvendo virais é sempre sucesso de visualizações.

Uma das características básicas do viral é a originalidade, ele tem que ser diferente de tudo que já lançaram. Essa diferenciação que causa o interesse das pessoas em divulgar. Afinal, quem nunca comentou com os amigos algum vídeo que era fenômeno na internet?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sofá de Onça Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos