quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trote na Faculdade

Por Samara Costa
Depois do tão temido vestibular, o que mais causa medo em vocês? Confesso que quando começaram minhas aulas na faculdade, uma das coisas que eu mais temia era o trote. Talvez por não me informar tanto, nem conversar com universitários, eu tinha medo de não ser algo divertido. Trote é um assunto polêmico, uns são contra, outros a favor. Quem é contra diz que é algo desnecessário e que humilha os estudantes. Já quem é a favor, defende a ideia de que o trote serve pra conhecer os novos alunos e ainda enturmar a galera.  E você, é contra ou a favor do trote?
Aline Rios, 20 anos, aluna de publicidade e propaganda
- Uninove – São Paulo, SP.
"Bom, eu não tive trote. Sou contra o trote porque nessa 'brincadeira' muitas pessoas são humilhadas. Ninguém tem o direito de obrigar as pessoas a fazerem coisas que elas não querem, principalmente se essas coisas causarem desconforto para quem está fazendo e risada para quem tá assistindo. 

É legal os veteranos receberem os novatos em sua primeira semana de aula, mas tem que ser algo legal e agradável. As pessoas já entram na faculdade com medo de como serão recebidas, imagina ser humilhada na frente de todos os veteranos... A pessoa vai carregar essa vergonha para o resto da vida e tem pessoas que depois de passarem pelo trote, desistem da faculdade por medo de passar por aquilo sempre.” 
Gisele Lima, 18 anos, aluna de publicidade e propaganda 
- Unifor – Fortaleza, Ceará.
“Acho que o trote é tipo como se fosse a iniciação na faculdade, acho positivo, conheci pessoas sim, (até pessoas do meu curso, que eu não conhecia/falava). Algo que me marcou foi eu ter conhecido pessoas novas, e que meu trote teve muita tinta/farinha/ovo/glitter/ ahsuahs” 

Pra mim, o trote quando é uma brincadeira saudável é super aceitável, mas a partir do momento que as brincadeiras se tornam de mau gosto, e que a pessoa é obrigada a participar já muda a história. Vemos vários casos de universidades que proibiram o trote por os anteriores terem sido “barra pesada”. Mas também temos casos de trotes leves que só acrescentam no início do relacionamento entre os calouros e até com os veteranos.
Vejam abaixo o vídeo de um dos trotes da faculdade onde eu estudo:

E ai, quem tem medo do trote na faculdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sofá de Onça Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos